A crise econômica que se desdobrou com a pandemia do Coronavírus comprovou a importância da atuação do terceiro setor, que se mostrou cada vez mais necessário no país. As Organizações da Sociedade Civil (as chamadas Organizações Não Governamentais), trabalham para aumentar a eficiência de políticas públicas, para suprir uma lacuna do primeiro setor (Governo) e para inovar em soluções. Elas ajudam a criar e desenvolver redes de conhecimento e de ação para, inclusive, pressionar o poder público.
De acordo com a segunda edição da Pesquisa de Doação Brasil, coordenada pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, a doação de forma direta (seja por pessoa física ou jurídica) é o meio mais utilizado para financiamento do terceiro setor. No Brasil, 66% das pessoas realizam doações, mas apenas 37% doam para ONGs. A pesquisa ajudou a desenhar o perfil dos doadores brasileiros, que são maioria feminina, moradora do Nordeste ou Sudeste, entre 40-49 anos, com ensino superior completo e renda maior que 4 salários mínimos.
Ao comparar os dados de 2015 (quando foi lançada a primeira edição), com os de 2020, vê-se que a cultura da doação encolheu no Brasil, em todas as suas formas, seja dinheiro, bens ou tempo (como trabalho voluntário).
Enquanto em 2015, 77% da população havia feito algum tipo de donativo, em 2020, o percentual caiu para 66%. Quando se trata de doação em dinheiro, a proporção saiu de 52% para 41% e no caso de doações para organizações e iniciativas socioambientais, a redução foi de 46% para 37%.
Como reflexo da pandemia, a pesquisa revelou algumas mudanças interessantes. No que toca às causas mais sensibilizadoras, houve uma maior preocupação com ‘Combate à fome e à pobreza’ e temas como ‘Educação’, ‘Idosos’, ‘Crianças’ e até mesmo ‘Saúde’ perderam relevância em 2020, se comparados a 2015. A causa animal, que não apareceu no primeiro levantamento, teve um crescimento de 5%.
A Propago trabalha com ONGs e busca aumentar as doações para as mais diversas causas, porque acreditamos que o Terceiro Setor carrega o potencial de criar um mundo melhor. Nós propagamos o bem e te convidamos a fazer o mesmo.
Que tal fazer uma doação hoje?
#doacao, #fazerobem, #propago, #propagarobem, #ONGs