A Propago atua diretamente com ONGs que desenvolvem algum tipo de atividade relacionada a qualquer um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, porque sabemos que é por meio deles que conseguiremos criar um mundo melhor. Em linhas gerais, nós separamos esses 17 objetivos em 3 pilares que norteiam nossas ações, que são: Educação, Meio-Ambiente e Sustentabilidade e Bem-estar.
- Bem-estar é um estado de equilíbrio entre a saúde física, emocional, mental e financeira. Está cada vez mais evidente que é necessário encontrar harmonia entre nossas obrigações e nossos interesses pessoais. Isso significa não apenas cumprir nossas responsabilidades profissionais e familiares, mas também reservar tempo para hobbies, atividades que nos trazem alegria e satisfação pessoal e relacionamentos.O bem-estar é uma jornada contínua e, às vezes, pode ser difícil de alcançar. No entanto, é importante lembrar que pequenas mudanças podem ter um grande impacto. Coisas simples, como passar mais tempo ao ar livre, praticar gratidão diariamente, reservar um tempo para relaxar e meditar, se dedicar a alguma atividade social e praticar solidariedade podem fazer uma grande diferença em nosso estado de espírito.Depois de dois anos de pandemia, diante de crises de ordem econômica, social, política e sanitária, o bem-estar passou a ser artigo de luxo. E em países em desenvolvimento, como no caso do Brasil, o bem-estar financeiro parece algo restrito a um grupo muito pequeno de pessoas.
Mas, então, como conquistar e usufruir deste bem-estar?
O bem-estar financeiro é o resultado de escolhas conscientes e planejamento financeiro inteligente. Isso inclui gerenciar despesas, economizar, investir de forma inteligente e estabelecer metas financeiras realistas. Com uma gestão financeira saudável e equilibrada, viver este bem-estar não é uma utopia. Além disso, usufruir do bem-estar financeiro traz segurança e tranquilidade, permitindo que uma pessoa viva de acordo com seus valores e objetivos.
Os 4 pilares do bem-estar financeiro
Estes são os fundamentos do bem-estar financeiro e segui-los pode proporcionar a qualquer pessoa ter uma vida mais leve no que se refere às finanças.
O primeiro deles é o Planejamento financeiro. Deve-se estabelecer metas financeiras e um orçamento para alcançá-las. Isso engloba projetos de curto, médio e longo prazo e trabalhar para alcançá-los é fundamental para garantir o bem-estar financeiro.
O segundo pilar fala sobre Poupança e Investimentos. Desenvolver uma estratégia de poupança e investimento é muito importante para construir patrimônios a longo prazo. Além disso, ter uma reserva financeira para emergências e para a realização de objetivos futuros pode impedir que você fique “no vermelho”. É indicado estipular uma quantia para poupança/investimentos mensalmente.
Já o pilar número três trata de uma questão delicada para a maioria das pessoas: a Gestão de Dívidas. É imprescindível controlar e minimizar dívidas, incluindo cartões de crédito, empréstimos e financiamentos. Também é saudável estar ciente de suas receitas para evitar dívidas desnecessárias – como adquirir itens supérfluos e parcelar a compra no cartão de crédito. Quanto mais dívidas você tiver, mais difícil será manter o equilíbrio financeiro.
O quarto e último pilar do bem-estar financeiro é a Educação financeira. A educação financeira é o processo de adquirir conhecimentos e habilidades para tomar decisões financeiras acertadas e alcançar seus objetivos financeiros. Isso inclui compreender conceitos financeiros básicos, como orçamento, poupança, investimento, gestão de dívidas e planejamento financeiro a longo prazo. A educação financeira ajuda as pessoas a tomarem decisões financeiras mais sábias e a atingir o alvo: seu bem-estar financeiro.
Fatores individuais que influenciam no bem-estar financeiro
O fator que encabeça essa lista é o hábito financeiro. Se você gasta de forma consciente, economiza, investe e descarta consumos desnecessários e dispendiosos, você tem tudo a seu favor para experimentar e vivenciar o bem-estar financeiro.
Outro ponto importante: tenha conhecimento de suas receitas e gastos. Isso é fundamental para planejar o uso do dinheiro de forma eficiente e o ajudará a identificar gastos supérfluos e a planejar melhor o futuro financeiro.
Não comprar por impulso também é um princípio importante. Se você adquire algum produto ou serviço do qual realmente não precisa, automaticamente seus gastos aumentam e o dinheiro gasto pode fazer diferença na hora de pagar as contas já previstas.
A atitude que temos com relação ao dinheiro também influencia muito. É importante sempre ter atitudes positivas relacionadas ao dinheiro – como, por exemplo, valorizar o que você está economizando e investindo, bem como comemorar aquela “sobrinha” no final do mês por ter feito uma compra consciente.
Os benefícios do bem-estar financeiro
Quando as contas estiverem em dia, com certeza haverá menos estresse financeiro. Por isso, ter um bom controle financeiro e reservas para gastos imprevistos é muito benéfico e traz tranquilidade e confiança.
O bem-estar financeiro pode realizar desejos! Você pode enfim programar a tão sonhada viagem com a família ou com os amigos; livrar-se do aluguel; adquirir um novo veículo ou comemorar seu aniversário com a festa com a qual sempre sonhou.
Na Propago, nós temos uma grande preocupação com o bem-estar financeiro das pessoas, porque entendemos que ele é um dos pilares que compõem o nosso equilíbrio entre a saúde física, emocional, mental e financeira, essenciais para podermos mergulhar num processo de autoconhecimento. No âmbito individual, só ele pode nos levar a sermos seres humanos melhores, que buscam construir um mundo mais socialmente justo e economicamente sustentável.