Diversidade e inclusão social nem sempre estiveram entre os assuntos mais abordados pela sociedade. Nos dias de hoje, podemos ver a importância e a necessidade de trazer essa pauta para discussão. Com as redes sociais, o acesso à temática se tornou mais visível e fortalecida com grandes propagadores da causa.
Atualmente, falar de inclusão social e diversidade nos traz a consciência de um passado não muito distante, onde a inclusão não existia e pessoas consideradas diferentes eram marginalizadas e excluídas do ambiente à sua volta.
Um dos maiores estudiosos de inclusão social no Brasil, o assistente social Romeu Kazumi Sassaki, diz que a inclusão social é “um processo bilateral no qual as pessoas ainda excluídas e a sociedade buscam, em parceria, equacionar problemas, decidir sobre soluções e efetivar a equiparação de oportunidades para todos.” Isso significa que todos podem se envolver em diversas ações que contribuem para a diversidade e inclusão. As ONGs empenham um importante papel na na criação de ambientes igualitários e acessíveis. Elas trazem a inclusão social no dia a dia através da conscientização e defesa de direitos de grupos marginalizados, lutando pela igualdade, oferecendo programas educacionais, apoio psicossocial, refúgio a desabrigados e projetos comunitários a populações carentes.
Conheça algumas das ONGs que atuam no nosso ecossistema e que vem incentivando a propagação da inserção da individualidade e geração de oportunidades de sucesso a minorias:
Cora
Em busca de trazer sucesso, a Cora é uma Organização sem fins lucrativos que visa promover o acesso à educação de qualidade e boas condições para usufruir do ensino escolar para mulheres negras ingressarem em universidades. Assim quebrando paradigmas impostos pela sociedade.
Civito
Criada no ano de 2020, a Civito é uma Organização sem fins lucrativos que busca promover um mundo justo, com acesso à educação de qualidade e cultura, a fim de gerar um futuro promissor ao seu público.
Suas principais ações fortalecem projetos nas áreas de educação, assistência social, direitos humanos e cultura.
As ONGs trazem visibilidade e inclusão a diversas causas, trazem empoderamento, oportunidades de melhor qualidade de vida e incentivo a ajudas filantrópicas na vida de jovens e adolescentes, nos ajudando a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade do nosso povo e mostrando a verdadeira relevância que cada um tem dentro das influências sociais.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe ele em suas redes sociais!