Propago – Blog

Dia internacional da doação de livro

Dia 14 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional da Doação de Livro e, para brindar o dia, listamos abaixo 5 razões para você aproveitar a data e desapegar de um – ou mais – livro(s).

Aqui na Propago, prezamos muito por ações que estimulem tanto a benevolência, quanto a educação, porque acreditamos que ela é um elemento-chave na construção de um mundo melhor.

Por esse motivo, trabalhamos com ONGs que se dedicam à causa, como o Instituto UNO, que trabalha com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e apresentam déficits importantes em conhecimentos básicos. A educação, para essas crianças, é o que pode proporcionar a inclusão social e abrir portas para seu desenvolvimento pessoal e profissional

 

Imagem: Congerdesign by Pixabay

 

  • Estimular a leitura no Brasil

Doar aquele exemplar já lido é uma das melhores ações que podemos praticar, afinal, além de abrirmos espaço para novos livros, contribuímos com a formação de novos leitores. Sabemos que o nosso país é muito desigual em relação ao acesso à cultura e à informação, e que, às vezes, para ter um livro se abre mão de coisas igualmente importantes.
Apenas 52% da população brasileira tem hábitos de leitura, sendo a Bíblia e outros livros religiosos a preferência absoluta e líderes no ranking literário desde 2007. Os números são da 5a edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, do Instituto Pró-Livro, divulgado em setembro de 2020.
O recorte socioeconômico da pesquisa demonstra que as classes A e B têm níveis mais altos de leitura, mas também são o grupo que concentra os maiores índices de queda nos números de leitores: 12% na classe A e 10% na B, contra apenas 5% nas classes D e E desde a última pesquisa.
Levando em conta a faixa etária em uma divisão por idade, apenas um grupo teve aumento no número de leitores: as crianças de 5 a 10 anos. Todas as outras faixas etárias leram menos em relação à última edição do estudo, incluindo jovens, adultos e adolescentes. Apesar da queda, o grupo de pré-adolescentes entre 11 e 13 anos segue compondo a faixa etária que mais lê no país, com 81%

  • Ajudar na formação das pessoas

A leitura, além de estimular a criatividade, alimenta o vocabulário e aguça o raciocínio. Está provado cientificamente que incentivar essa prática nos primeiros anos de vida ajuda no desenvolvimento cognitivo e na percepção sobre o mundo.
“Acessar o universo das histórias ativa a imaginação, amplia o repertório de mundo e cria condições favoráveis para as crianças lidarem com situações cotidianas sob diferentes perspectivas. É pela linguagem que elas se conectam com o mundo e é por meio das histórias que expressam as descobertas e os aprendizados, construindo a identidade e a memória”, explica Glaucia Piva, psicopedagoga, em entrevista à Fundação ABRINQ. Os benefícios se estendem para habilidades socioemocionais, uma vez que, por meio da leitura, é possível entender e elaborar nossos sentimentos para tentarmos lidar com eles.

  • Compartilhar experiências e conhecimentos

Um livro tem diversos sabores e, mesmo lendo a mesma história em diferentes fases da vida, o percebemos de formas distintas. Ler é mergulhar em uma experiência. Além disso, uma história nos alimenta com diferentes informações que podem nos fornecer conhecimentos diversos.
Portanto, compartilhar um livro é ceder esse espaço de experiências e conhecimentos distintos a uma outra pessoa, que abrirá uma possibilidade de trocas muito especial, porque cada leitura é única.

  • Praticar consumo consciente

É sabido que nosso planeta chegou a um ponto em que se faz necessário rever nossas práticas de produção e consumo, reduzindo-as drasticamente. Refletir a respeito desse desafio faz parte da missão da Propago, uma vez que também focamos nossa atuação com ONGs que desenvolvem trabalhos na causa ambiental.
Então, que tal pensarmos sobre a origem do papel de um livro, ou da tinta, ou até mesmo como ele é produzido? Esse é um caminho muito especial, que provavelmente despertará em você a vontade de compartilhar, doar ou até mesmo trocar livros.

  • É um ato de cidadania

Doar também é um hábito fundamental para a prática da cidadania. É possível doar livros a um(a) amigo(a), para escolas, comunidades mais vulneráveis, hospitais, instituições infantis e muito mais. Inclusive, podemos incentivar a criação de bibliotecas para as crianças do seu bairro, por exemplo.
Aqui na Propago, acreditamos que a educação é um dos primeiros passos para um mundo melhor. Por isso, que tal estimular o aprendizado e a diversão de muitas crianças e adolescentes por meio da doação de livros?
Se interessou pelo trabalho do Instituto UNO e quer fazer uma doação diretamente para eles, para apoiar as crianças e adolescentes com os quais eles trabalham? Clique aqui e #BoraFazerOBem

Fazer o bem, é nosso
objetivo primordial!

Somos norteados por conceitos como Cooperação, Empoderamento, Gratidão, Colaboração, Amor, Co-evolução, Generosidade e Gentileza.

VEJA TAMBÉM